terça-feira, maio 15, 2007

Cinema e Audiovisual



A partir de hoje vou tentar começar a escrever um pouco sobre cinema. Começo por publicar uma crítica que enviei ao Público sob o pseudónimo de Federico Visconti! Já que com o meu nome elas são liminarmente recusadas!

De que é que falamos, quando falamos de Cinema? (aproveitando uma paráfrase de Craver)...
Moretti dá-nos uma resposta eficaz. Qual o lugar do cinema hoje. E mostra à saciedade qual é (em que se tornou) o poder do Audiovisual. Inclusive, o que pode permitir hoje o controlo dos media: acesso directo à poltrona de Presidente do Conselho de Ministros!
O filme dentro do filme é a metáfora da Itália actual. O poder da imagem, a construção de um império, o anti-comunismo serôdio de Berlusconi; o culto da realização económica e o ataque às instituições do Estado que ainda podem defender a Constituição.
Mas essa é a análise política do cineasta-cidadão.
A história do produtor de cinema é um bela homenagem à Cinecittà, à História do Cinema Italiano (de algum modo) e coloca-nos perante a dúvida do futuro imediato do chamado "cinema italiano" [a propósito seria interessante que Paulo Branco (pois imagino que às 'majors' tal serviço cultural não interesse!!!) pudesse trazer até nós o cinema de novos autores como Garrone, Sorrentino e Paravidino, para além de Crialese].
Consideração final: estranha-se o atraso da exibição do filme, sobretudo pela perda de actualidade 'política' da crítica a Berlusconi - o filme saiu em Itália em plena campanha eleitoral... Contudo, pode ser que esta metáfora berlusconiana, nos faça pensar sobre o controlo dos meios de comunicação lusitanos!!!

FBR |